domingo, 21 de outubro de 2012

Atividade 1.2


Quem sou como professor e Aprendiz?

Reflita acerca das seguintes questões:

- O que é ser professor hoje?

- Quem sou eu (professor) neste contexto?

Compartilhe suas reflexões no Fórum “Quem sou como professor e aprendiz?” e aproveite para comentar respostas de outros colegas e para dialogar criticamente sobre a docência no contexto da sociedade da aprendizagem.

A educação passou por muitas mudanças nas últimas décadas desencadeando uma crise de legitimidade nas escolas, e tanto as indisciplinas quanto o desinteresse pode ser um reflexo dessas profundas mutações. Fica evidenciado uma distância significativa entre o que o aluno espera da escola e o que a escola tem sido capaz de oferecer. Portanto novos desafios se apresentam então à escola e seus profissionais, pois o aluno chega às escolas, na sua diversidade, apresentam características, práticas sociais e um universo simbólico muito diferente das gerações anteriores. Percebe-se que ainda prevalece bem acentuado um modo tradicional de lecionar por parte da muitos professores, que não buscam e/ou utilizam outras abordagens para envolver os alunos. Diante de um universo complexo e cheio de incertezas a missão de ser professor se torna ainda mais difícil a cada dia.  PRECISAMOS estar dispostos a aprender a aprender ao longo da vida, pois a exigência de aprender continuamente constitui, na sociedade atual, um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores,
Eu, enquanto professora inserida nesse contexto, busco estar em permanente atualização, formação continuada para que eu seja capaz de transmitir um saber estimulante e prazeroso, além de, estabelecer uma relação de troca, afinal ensinar também é, antes de tudo, aprender.
Acredito que a formação continuada é a saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o professor deve sempre refletir sobre sua prática, docente e de vida, para se manter vivo, cheio de energia, atuante no seu espaço histórico, crescendo no saber e na responsabilidade.
Gosto de pesquisar sobre muitos assuntos, de saber e conhecer de tudo um pouco. Sou uma pessoa prática e perfeccionista ao extremo. Sou leiga em muitas coisas, mas vou atrás e busco conhecer e pesquisar sobre o que desconheço. Sou muito curiosa e quando cismo com alguma coisa não descanso enquanto não descubro ou vejo do que se trata. Embora, ser professor seja uma tarefa árdua, também é muito prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário