domingo, 21 de outubro de 2012

Atividade 1.1


RELATO
Maria Luzinete Cararetto
O mundo vive um contexto de muitas transformações. As novas tecnologias ampliam de modo extraordinário (e muitas vezes assustador) a capacidade do homem agir sobre o mundo e, essas mudanças revolucionárias trazem como conseqüências, profundas crises e desequilíbrios, tendo em vista que, o mercado de trabalho exige pessoas com diversas habilidades. No entanto, nem toda a população está preparada para lidar com a grande quantidade de informações que circulam na atualidade.
É importante considerar que a escola é um lugar especialmente adequado para a promoção da inclusão digital, uma vez que a maioria dos jovens a freqüenta num tempo em que estão bastante abertos ao aprendizado.
O uso das TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) nas escolas pode contribuir com a democratização do acesso à informação, troca de informações e diversas experiências a outros espaços de conhecimentos para professores e alunos.
Em meio a tanta tecnologia entende-se que a chegada do computador nas escolas é um grande desafio, pois a maioria dos espaços escolares apresenta uma estrutura fragmentada, além disso, faltam profissionais com habilidade para criar possibilidades de o aluno aprender de forma mais dinâmica, sem contar a carga horária reduzida. Em meu entendimento leigo, percebo que a tecnologia chega às escolas e o ensino continua sendo ministrado de forma tradicional, arcaica. É urgente a compreensão do uso desse instrumento e considerar o porquê, para que e como ensinar, tendo em vista que, o computador é uma importante ferramenta pedagógica e a interatividade dessa ferramenta tem potencial para produzir novas e riquíssimas situações de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário