RELATO
Maria
Luzinete Cararetto
O mundo vive um contexto de muitas transformações.
As novas tecnologias ampliam de modo extraordinário (e muitas vezes assustador)
a capacidade do homem agir sobre o mundo e, essas mudanças revolucionárias trazem
como conseqüências, profundas crises e desequilíbrios, tendo em vista que, o
mercado de trabalho exige pessoas com diversas habilidades. No entanto, nem
toda a população está preparada para lidar com a grande quantidade de
informações que circulam na atualidade.
É importante considerar que a escola é um lugar
especialmente adequado para a promoção da inclusão digital, uma vez que a
maioria dos jovens a freqüenta num tempo em que estão bastante abertos ao
aprendizado.
O uso das TICs (Tecnologia de Informação e
Comunicação) nas escolas pode contribuir com a democratização do acesso à
informação, troca de informações e diversas experiências a outros espaços de
conhecimentos para professores e alunos.
Em meio a tanta tecnologia entende-se que a chegada
do computador nas escolas é um grande desafio, pois a maioria dos espaços
escolares apresenta uma estrutura fragmentada, além disso, faltam profissionais
com habilidade para criar possibilidades de o aluno aprender de forma mais
dinâmica, sem contar a carga horária reduzida. Em meu entendimento leigo,
percebo que a tecnologia chega às escolas e o ensino continua sendo ministrado
de forma tradicional, arcaica. É urgente a compreensão do uso desse instrumento
e considerar o porquê, para que e como ensinar, tendo em vista que, o
computador é uma importante ferramenta pedagógica e a interatividade dessa
ferramenta tem potencial para produzir novas e riquíssimas situações de
aprendizagem.
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